Conheça a Academia

Histórico

A Academia Brasileira de Direito Tributário – ABDT foi fundada em 09 de novembro 1987, na cidade de São Paulo, SP e, desde então, ocupa, no cenário jurídico tributário, posição de destaque, prestígio e respeito.

Atualmente com sede à Alameda Gabriel Monteiro da Silva, no Jardim Paulistano, a ABDT é uma entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos, que nasceu com o objetivo primordial de congregar expoentes do Direito Tributário do Brasil e do Exterior, proporcionando-lhes condições de produtividade e livre debates de idéias.

Visando atingir seu objetivo, a ABDT promove, tanto em São Paulo como em outros Estados, Simpósios, Conferências, Cursos, Congressos, Ciclo de Estudos e Fóruns de Debates sobre problemas jurídicos em geral e, especialmente, sobre Direito Tributário, Direito Econômico e Direito Financeiro.

A ABDT possui um corpo de notáveis especialistas na área do Direito Tributário, juristas estes que, como acadêmicos e juristas, contribuem diariamente para o aperfeiçoamento do Direito brasileiro.

Por suas realizações e cumprimento de seus objetivos, a ABDT, ao completar 10 anos de atividades, foi aceita como membro do ILADT – Instituto Latino-Americano de Direito Tributário e, como tal, patrocinou a II Jornada Tributária do Mercosul, evento internacional realizado nos dias 2, 3 e 4 de outubro de 1997, no Hotel Macksoud Plaza, em São Paulo.

evento_dez_1997

Ainda, a ABDT instituiu premiações com intuito de prestigiar as personalidades de destaque no cenário jurídico tributário de cada ano. São elas:

  • Autor do Ano
  • Livro do Ano
  • Editora do Ano
  • Personalidade Tributária do Ano
  • Personalidade Internacional Tributária do Ano